PEEEEERFIL

BRUCE SELDON

1967 –
1967 –
Integrando a galeria dos campeões “improváveis” dos anos 90, Seldon decidiu encerra sua carreira de maneira precoce.

Categoria de Peso

Títulos mais importantes

WBA
Antonio Carlos Novais
Por Antonio Carlos Novais
Antonio Carlos Novais
Por Antonio Carlos Novais

PERFIL

Bruce Seldon nasceu em 30 de janeiro de 1967. Iniciou sua carreira em 1988, acumulando 18 vitórias consecutivas derrotando nomes como: Ossie Ocasio, David Bey, José Ribalta e Ezra Sellers. Em 1991 sofre sua primeira derrota para Oliver McCall, sendo nocauteado no nono assalto. Na luta seguinte, sofre novo nocaute para Riddick Bowe, dessa vez bem no primeiro round. Em seguida, derrota o duro Jesse Ferguson conquistando o título da IBF Inter-Continental. Emplaca mais cinco vitórias e experimenta nova derrota para o veterano Tony Tubbs.

Prossegue na carreira com mais 7 vitórias, chegando ao posto de desafiante número 2 da WBA, quando o atual campeão George Foreman abdica do cinturão por se recusar a enfrentar o desafiante número 1, Tony Tucker. Com o cinturão vago, Seldon e Tucker se enfrentam pelo título em abril de 1995, com vitória de Seldon por interrupção médica no final do sétimo assalto.

Sua primeira defesa de cinturão foi contra Joe Hipp, vencendo ao final de 10 rounds. A luta seguinte seria a maior da carreira de Seldon, iria enfrentar ninguém menos que Mike Tyson, que acabara de ganhar o cinturão da WBC após derrotar Frank Bruno sem muito esforço.

Apesar de todos esperarem uma vitória de Tyson, a maneira como a luta se desenvolveu levantou muitas suspeitas. Primeiro porque Seldon é derrubado logo nos segundos iniciais num golpe que aparentemente só pegou de raspão, ao se levantar recebe uma nova sequência de golpes que o levam de novo à lona, após se levantar ele cambaleia diante do árbitro que decide interromper o combate, isso tudo em apenas um minuto e quarenta e nove segundos. O que frustrou o público que vaiou demais e acusou Seldon de entregar a luta.

Algum tempo depois do combate Seldon continuou sendo criticado por sua atuação além das suspeitas de que havia feito “corpo mole”, o que o motivou a abandonar os ringues bem jovem, pois em 1996 contava com apenas 29 anos de idade, talvez a bolsa de 5 milhões de dólares que recebeu pela luta com Tyson tenha ajudado nessa decisão.

Ele retornou aos ringues aos 37 anos em 2004, realizando 11 lutas num período de 5 anos, encerrando suas atividades com derrota para Fres Orquendo em julho de 2009.

Seldon faz parte de um grupo de “Campeões Improváveis” que surgiram na década de 90, junto com Oliver McCall e Frank Bruno, fruto da categoria não ter mais um campeão unificado desde que Riddick Bowe jogou o cinturão da WBC no lixo. Apesar de nos lembrarmos dos grandes nomes quando nos referimos à década de 90, como Tyson, Holyfield, Bowe e Lewis, a categoria também contou com esses “improváveis” detentores de cinturão ainda que por pouco tempo.

ANÁLISE TÉCNICA

JAB DE ESQUERDA

Seldon possuía um rápido e poderoso jab de esquerda. Muitas vezes o jab funcionava como um verdadeiro direto tal era potência. Era um dos mais fortes e velozes da categoria, tanto que muitas de suas vitórias eram fruto de interrupção médica devido ao estrago que seu jab causava no rosto do adversário.

GOLPES DE ESQUERDA

Sua esquerda também desferia cruzados sem nenhuma preparação que poderia pegar os adversários de surpresa

COMBINAÇÕES

Na curta distância trabalha bem os ganchos de direita e esquerda na linha de cintura. Tinha uma combinação de ganchos direita, esquerda e upper de direita.

Também lançava poderosas combinações de cruzados de esquerda e direita.

GOLPES COM A DIREITA

Utilizava bem a direita como contragolpe, lançando cruzados ou diretos. Inclusive contava com um bom duplo cruzado de direita forte e rápido.

Gostou? Compartilhe com os amigos!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Livros disponíveis na Amazon

kindle_unlimited_logo
Rolar para cima

Utilizamos cookies para lhe assegurar uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar, você declara aceitar a Política de Privacidade e os Termos de Uso.