CREED E AS REFERÊNCIAS REAIS UTILIZADAS NOS DOIS FILMES

Depois de analisarmos as referências presentes nos seis filmes protagonizados por Rocky Balboa, vamos agora falar sobre os dois filmes estrelados por Adonis Creed.
Antonio Carlos Novais
Por Antonio Carlos Novais
Antonio Carlos Novais
Por Antonio Carlos Novais

Chegou o momento de analisarmos as referências presentes na série de filmes derivada de Rocky, em que Adonis Creed, filho de Apollo protagoniza a série, sendo treinado pelo Garanhão Italiano.

Vamos começar com o primeiro Creed

Se na franquia original de Rocky Balboa demorou até o quinto filme para que um pugilista profissional co-estrelasse a série, em Creed temos uma chuva de pugilistas profissionais no filme. Vamos a eles:

ricky conlan

O grande antagonista do filme, o campeão Ricky Conlan é interpretado pelo pugilista britânico Tony Bellew. Bellew competiu profissionalmente de 2007 até 2018. Ele foi campeão mundial por duas categorias de peso: meio-pesado e cruzador. Enfrentou grandes nomes do boxe como David Haye e Olexsandr Usyk.

Danny “Stuntman” Wheeler

No filme o pugilista Danny “Stuntman” Wheeler, que nocauteia Adonis Creed durante uma sessão de sparring, é interpretado pelo boxeador Andre Ward. Na vida real, Ward foi um prodígio do boxe. Ele competiu profissionalmente de 2004 até 2017.

Ele foi medalha de ouro nas Olimpíadas de 2004. Foi campeão mundial amador. No profissional foi campeão por duas categorias de peso: super-médio e meio-pesado. É um dos raros casos em que se aposentou como campeão e invicto.32 lutas com 32 triunfos. De se tirar o chapéu.

LEO SPORINO

O boxeador que treina na academia de Mick Goldmill e enfrenta Creed numa luta profissional é interpretado por Gabriel Rosado. Rosado é um pugilista que ainda está em atividade.

Ele teve a chance de lutar pelo título mundial por duas vezes, mas foi derrotado em ambas. Em uma delas perdeu para a lenda Gennady Golokvin.

STICH

Embora ele tenha feito sua aparição em Rocky Balboa (o sexto filme da franquia Rocky), o personagem “Stich” interpretado por Jacob Duran merece destaque aqui porque no filme Rocky sua participação é muito menor e ele atua no corner de Mason Dixon, rival de Balboa. E em Creed ele tem uma participação importantíssima (e super discreta) para que a luta não seja interrompida de forma prematura.

Stich atua como o cutman, o responsável por tratar dos cortes e feridas que o pugilista recebe no decorrer do combate. Seu trabalho é vital para o bom desempenho do atleta e ele conta com apenas alguns segundos nos intervalos dos rounds para às vezes realizar pequenos milagres, como estancar sangramentos e diminuir o inchaço no rosto dos lutadores.

Duran realizando algum dos seus “pequenos milagres” em Klitschko.

Na vida real Duran atua como Cutman, e é um dos melhores e mais experientes profissionais dessa área, tendo participado de inúmeros eventos não só de boxe como de MMA. Ele é muito querido pelos lutadores, e uma figura extremamente carismática.

GERAÇÃO DE LUTADORES

O filme Creed se utiliza da antiga geração de boxeadores para fazer a ponte com a nova geração. Balboa atua como técnico do filho do seu ex-rival e amigo já falecido Apollo Creed.

No boxe há muitos exemplos em que os filhos resolvem seguir a mesma carreira de seu pai. Podemos citar como exemplo: Joe Frazier (que foi uma grande inspiração para o personagem de Balboa) teve não apenas um, mas seus 3 filhos seguiram a carreira de boxeador profissional: Joe Frazier Jr, Marvis Frazier e Jacqueline Frazier (falaremos mais sobre outros aspectos dessa referência na análise do segundo filme no próximo tópico).

PAI E FILHO CAMPEÕES MUNDIAIS DE BOXE

Em Creed II, Adonis se torna campeão mundial, seguindo assim os passos de seu pai, Apollo Creed. Na vida real, destacamos 3 casos em que isso ocorreu.

Ali e sua filha Laila.

O grande Muhammad Ali (a inspiração para Apollo Creed) viu sua filha Laila Ali se profissionalizar e se tornar campeã mundial. O campeão dos pesados nas décadas de 50 e 60, Floyd Patterson, também teve um filho (adotivo) que se tornou campeão mundial, Tracy Harris Patterson. Esse inclusive foi o primeiro caso de um pai e filho que se tornaram campeões mundiais de boxe.

Floyd Patterson e seu filho Tracy.

A filha de Joe Frazier, Jacqueline também se tornou campeã mundial. E é sobre ela e Laila o tópico a seguir.

GERAÇÃO DE RIVAIS

O grande atrativo em Creed II é que um antigo (e com certeza o mais duro) rival de Rocky dá as caras : O russo Ivan Drago.

Em Rocky 4, Apollo Creed morre dentro do ringue após receber os violentos golpes desferidos por Drago. O filho de Creed, Adonis cresceu assombrado por essa luta.

Em Creed II ocorre esse confronto de geração de rivais. O filho de Apollo enfrenta o filho de Ivan Drago. Toda a carga dramática da história entre os pais é transportada para dentro dos ringues,agora com os filhos .

E na vida real, uma das maiores rivalidades da história do boxe teve sua continuidade na geração seguinte.

Muhammad Ali e Joe Frazier realizaram um trilogia épica e brutal. A primeira luta entre eles é considerada umas das melhores lutas de toda a história do boxe.

Já falamos que ambos os pugilistas tiveram filhas que seguiram a carreira de seus pais. E Laila Ali e Jacque Frazier subiram ao ringue para dar continuidade a essa rixa histórica.

Esse americanos sabem como promover uma luta!!

A luta ocorreu em junho de 2001, e foi vendida como Ali x Frazier 4. Laila venceu por pontos numa decisão majoritária.

Gostou? Compartilhe com os amigos!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rolar para cima

Utilizamos cookies para lhe assegurar uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar, você declara aceitar a Política de Privacidade e os Termos de Uso.