hi-res-e8973b8a04fe9af4e635a7a887094b52_crop_exact

FRANK BRUNO

1961 –
1961 –
Persistência e trabalho duro caracterizaram a carreira desse pugilista que é amado em sua terra natal.

País

Categoria de Peso

Títulos mais importantes

WBC
Antonio Carlos Novais
Por Antonio Carlos Novais
Antonio Carlos Novais
Por Antonio Carlos Novais

PERFIL

Bruno nasceu em Hammersmith, Londres, em 16 de novembro de 1961, cresceu com mais quatro irmãos. Ele se deparou com o boxe quando tinha nove anos, quando seu pai o levou a uma academia na esperança de que a prática do esporte o ajudasse a ter mais disciplina e também para que pudesse gastar toda a energia que o jovem apresentava.

Se profissionaliza em 1982, alcançando 21 vitórias por nocaute, o que chama a atenção da mídia especializada.

.

Em maio de 1984, Bruno enfrentou James “Bonecrusher” Smith na frente de 9.000 fãs na Arena Wembley. O inglês lutou bem por nove rounds e parecia estar a caminho de uma vitória por decisão. Mas no décimo round Smith consegue nocauteá-lo.

Bruno se recuperou com quatro vitórias e em seguida derrota Anders Eklund conquistando o título europeu. E cinco meses depois, Bruno surpreendeu o ex-campeão da WBA Gerrie Coetzee, nocauteando-o em apenas 110 segundos.

Foi um resultado que repercutiu bem na divisão e deu a Bruno uma disputa de título contra o recém-empossado Tim Witherspoon, no verão de 1986. A luta foi realizada no estádio de Wembley na frente de 40.000 fãs apaixonados.

O combate foi bem intenso e disputado, mas no décimo primeiro assalto Witherspoon encaixa uma boa sequência e vence a luta por nocaute técnico.

Mais uma vez, Bruno se recuperou. Desta vez, ele nocauteou o ex-desafiante ao título James Tillis, na sequência derrotou o ex-oponente de Muhammad Ali e Joe Frazier, Joe Bugner.

Essa vitória garantiu uma nova chance de lutar pelo título, agora contra ​​Mike Tyson. 

Uma multidão de quase 10.000 pessoas compareceu ao Hilton Hotel em Las Vegas. Tyson, o grande favorito tratou de confirmar isso dentro do ringue e após uma sequência de golpes violentíssima obriga o árbitro Richard Steele a encerrar o combate.

Bruno precisou se afastar do boxe após essa luta, pois teve um descolamento de retina, consequência dos fortes golpes recebidos por Tyson. Mas o boxe estava em seu sangue, era o que ele ansiava por fazer e depois de 21 meses fora, ele estava de volta.

O ultra-popular londrino retorna vencendo as quatro lutas por nocaute.  Logo ele conseguiria uma terceira oportunidade, desta vez contra o colega britânico e o campeão dos pesos pesados ​​do WBC, Lennox Lewis, no National Stadium em Cardiff, país de Gales, em outubro de 1993.

Foi a primeira vez que dois lutadores britânicos disputaram o título dos pesos pesados ​​e mais de 25.000 torcedores estavam presentes. Bruno começou bem, acertando os melhores golpes em Lewis. Porém, o campeão equilibra as ações e consegue um nocaute no sétimo assalto.

Embora a maioria esperasse que Bruno se afastasse, ele não desistiu. Sua persistência foi recompensada quando ele recebeu uma chance contra Oliver McCall, que derrotara Lewis um ano antes. A data era 2 de setembro de 1995.

Numa luta em que não correu riscos, Bruno dominou as ações do início ao fim, e finalmente após 4 tentativas realizava seu sonho de se tornar campeão mundial dos pesados.

Bruno se sagra campeão mundial na sua quarta tentativa.

Mas o sonho de ter o cinturão durou apenas 6 meses. Em sua primeira defesa de título, encontrou pela frente um Mike Tyson sedento em reconquistar seus cinturões. A luta durou apenas 3 rounds, mais uma vez, Bruno não foi páreo para a velocidade e ferocidade de Tyson.

Logo após a revanche de Tyson em março de 1996, com seu legado completo, Bruno decidiu se aposentar. Ele encerrou a carreira com um recorde de 40 vitórias, 5 derrotas e 38 nocautes.

Gostou? Compartilhe com os amigos!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Livros disponíveis na Amazon

kindle_unlimited_logo
Rolar para cima

Utilizamos cookies para lhe assegurar uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar, você declara aceitar a Política de Privacidade e os Termos de Uso.