LISTA DE 5: 5 COMBATES MEMORÁVEIS DE MIKE TYSON

Venha conferir a minha lista de 5 combates inesquecíveis de Mike Tyson
Antonio Carlos Novais
Por Antonio Carlos Novais
Antonio Carlos Novais
Por Antonio Carlos Novais

Tyson se notabilizou por encerrar suas lutas de maneira bem rápida com nocautes devastadores. A Lista de 5 de hoje faz um apanhado de alguns combates nem tão rápidos assim, pois com exceção de uma luta, escolhi algumas pelejas em que podemos ver a técnica de Tyson em ação por um pouco mais de tempo. Vamos a elas: 

1.Vs Jesse Fergunson

Esse combate serve como um excelente cartão de visitas para conhecer bem o estilo agressivo de Tyson, aqui se pode ter uma ideia do que é ” dar socos com más intenções” expressão que seu mentor Cus D’amato costumava usar. Foi a primeira luta de Tyson a ser transmitida nacionalmente nos Estados Unidos. Tyson usa e abusa de ganchos de direita e esquerda na linha de cintura de Fergunson, além de seus potentes uppers. O primeiro knockdown que Fergunson sofre no quinto assalto é fruto de uma das mais famosas combinações de Mike, o gancho de direita na linha de cintura seguido do upper de direita, com potência e extrema velocidade. A luta foi encerrada na metade do sexto assalto após Fergunson insistentemente clinchar Tyson e se recusar a soltá-lo, o que fez com que o árbitro o desqualificasse. Na época o staff de Tyson insistiu para que o resultado fosse modificado para nocaute técnico (eles alegavam que isso atrapalharia a sequência de nocautes que Tyson vinha colecionando, uma vez que se o combate prosseguisse, um nocaute seria inevitável).


2.Vs Larry Holmes

Holmes era um grande desafeto de Cus D’amato, e quando ainda era vivo, Holmes reinava na categoria, logo Cus tinha traçado toda uma estratégia para que Tyson pudesse derrotá-lo. Porém, antes disso, Holmes foi derrotado por Michael Spinks duas vezes, Cus faleceu e somente anos depois os dois boxeadores se enfrentariam no ringue. Holmes vinha de um ano e meio de inatividade após as duas derrotas polêmicas para Spinks, e Tyson estava no seu auge, contando com 21 anos de idade. Durante o combate Holmes em nenhum momento conseguiu fazer com que seu estilo de luta prevalecesse: manter o adversário à distância desferindo seus potentes jabs ( Holmes era famoso por ter um dos jabs mais rápidos e fortes da categoria), Tyson conseguia facilmente entrar no raio de ação do adversário e lançava suas potentes combinações, porém, o fato de Holmes ter braços muito longos acabava por tirar a efetividade da maioria dos golpes de Mike. Mas no quarto assalto Holmes não conseguiu evitar as investidas de Tyson, e sofreu seu primeiro e único nocaute na carreira.

3.Vs Michael Spinks

O único combate de Tyson da lista que faz parte de suas lutas relâmpago. Durou apenas 91 segundos. E o motivo dela figurar aqui na lista é que diferentemente da maioria de suas outras vitórias no primeiro round, essa foi a luta contra um adversário de respeito. Afinal Spinks foi o responsável por dar fim ao longo reinado de Holmes na categoria. E com essa vitória Mike se torna o campeão linear após unificar os cinturões das principais categorias de Boxe. Inclusive na época, se chegou a comentar que aquele seria o grande teste de fogo para ele. De qualquer forma, Spinks foi atropleado. Tyson começava a ter uma aura de imbatível.

4.Vs Frank Bruno II

Essa faz parte da sua carreira pós prisão, para ser mais exato a terceira luta e já valia o cinturão da WBC. Primeira defesa de cinturão de Bruno, o segundo combate entre eles.

O que se viu foi um Bruno nitidamente assustado, e um Tyson sedento em terminar rapidamente o seu trabalho. Nocaute no terceiro assalto. Tyson se torna Bicampeão dos pesados, e mais uma vez o mundo achava que tinha um campeão imbatível.


5.Vs Brian Nielsen

Selecionei aqui uma das lutas da fase final da trajetória de Tyson, por alguns motivos: pra ilustrar que mesmo nessa fase da carreira (onde ele praticamente não treinava mais, lutava apenas para levantar dinheiro para pagar suas dívidas)  ele ainda mantinha suas características: força e agressividade. Nielsen não era um primor técnico, mas era um lutador experiente e casca grossa. Mesmo pesando 108 quilos (seu maior peso numa luta), em momento algum Tyson foi ameaçado. Dá pra pensar no que seria sua carreira se minimamente ele fosse profissional.

E você? Qual seria sua lista de 5 do Tyson? Comenta aí!


Gostou? Compartilhe com os amigos!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rolar para cima

Utilizamos cookies para lhe assegurar uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar, você declara aceitar a Política de Privacidade e os Termos de Uso.