320916

Mike Tyson

1966 –
1966 –
Uma combinação de velocidade e força descomunais. Tyson era garantia de nocaute em suas exibições.

Categoria de Peso

Títulos mais importantes

WBC WBA

PERFIL

Mike Tyson (Michael Gerard Tyson) nasceu no Brooklin, Nova York em 30 de junho de 1966. Caçula de dois irmãos, cresceu numa família sem a presença do pai, e aos 10 anos de idade já fazia parte de gangues de delinquentes juvenis que passavam o dia planejando assaltos à residência e também a transeuntes na rua.

Aos 13 anos já havia sido preso algumas dezenas de vezes, até que é enviado para um reformatório no interior do estado. Lá conhece Bobby Stewart, um conselheiro do centro juvenil e ex-boxeador. Bobby enxerga o potencial de Tyson (já pesava quase 90 quilos nessa época) e o apresenta ao lendário treinador Cus D’amato. Assim que D’amato vê o jovem Tyson em ação tem a certeza de que ele será o mais jovem campeão dos pesos-pesados. Passa então a treinar sob a supervisão de Cus, e pouco tempo depois se instala em sua casa. A relação dos dois se transforma numa relação de pai e filho, e após a morte da mãe de Tyson, Cus passa a ser o seu guardião legal.

Sua carreira como amador é avassaladora, nocauteando seus oponentes rapidamente. Porém, perde a seletiva para as olimpíadas para Henry Tillman (que se sagraria medalhista de ouro). Anos depois, se enfrentam no profissional, com vitória de Tyson no primeiro round.

Realiza sua primeira luta profissional em 1985, e a partir daí realiza uma maratona incansável de combates nos meses seguintes. São 27 lutas num espaço de 18 meses, com 27 vitórias sendo 25 por nocaute. Até que em 22 de novembro de 1986 enfrenta Trevor Berbick pelo título da WBC. Vitória no segundo round, e conforme profetizado por Cus D’amato, (falecido um ano antes) se torna o campeão mais jovem da história aos 20 anos de idade.

Nos anos seguintes ele unifica todos os cinturões da categoria.

Após derrotar Spinks em 91 segundos unifica todos os cinturões da categoria.

Mas sem a presença orientadora de D’amato na sua vida, Tyson começa a viver uma vida totalmente desregrada, com direito a drogas, bebidas e orgias. Ainda assim, ele segue demolindo seus adversários dentro do ringue.

Porém, em 11 de fevereiro de 1990, perde por nocaute para James Buster Douglas, naquela que é considerada uma das maiores zebras da história do esporte.

A derrota para Douglas foi uma das maiores zebras da história.

Realiza mais 4 lutas e se prepara para enfrentar o atual campeão Evander Holyfield, mas surge uma acusação de estupro. Tyson é julgado e condenado a 6 anos de prisão. Cumpre metade da pena e em 1995 retorna ao boxe.

Se torna campeão da WBC e da WBA em 1996. Até que o tão aguardado combate contra Evander Holyfield é marcado. Tyson é o franco favorito, mas acaba sendo derrotado por nocaute técnico no décimo primeiro assalto. Uma revanche foi imediatamente realizada, e essa luta fica marcada pelo bizarro episódio em que Tyson morde a orelha de Holyfield duas vezes no terceiro round, o que o leva a ser desqualificado. Após isso, tem sua licença para boxear revogada em julho de 1997. E em outubro de 1998 recebe permissão para retornar aos ringues.

A partir daí, sua carreira desce ladeira abaixo, afundado em dívidas, e cada vez mais prisioneiro de seus vícios, ele se torna apenas uma sombra do tão temido boxeador que foi no final dos anos 80. Ainda tem uma chance de disputar o título, contra Lennox Lewis em junho de 2002, mas foi totalmente dominado pelo britânico, e acaba sendo nocauteado no oitavo assalto.

Chega a lutar mais 3 vezes, perdendo as duas últimas e anuncia sua aposentadoria em junho de 2005.

Gostou? Compartilhe com os amigos!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Livros disponíveis na Amazon

kindle_unlimited_logo
Rolar para cima

Utilizamos cookies para lhe assegurar uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar, você declara aceitar a Política de Privacidade e os Termos de Uso.