O PANORAMA DOS PESADOS NA DÉCADA DE 60

Numa das melhores décadas da história do boxe, Muhammad Ali reinou soberano até o seu exílio forçado. Venha conferir como foi.
Antonio Carlos Novais
Por Antonio Carlos Novais
Antonio Carlos Novais
Por Antonio Carlos Novais

A década de 60 se inicia tendo Ingemar Johansson como campeão mundial dos pesados. Nessa época o único órgão sancionador do boxe a nível mundial era a NBA (National Boxing Association). Isso significa que só havia um  campeão mundial indiscutível.

Ingemar se tornou campeão ao nocautear Floyd Patterson em junho de 1959. Um ano depois, ele concede a revanche para Patterson e perde o título em sua primeira defesa, sendo nocauteado por Floyd no quinto assalto.

Em seu segundo reinado Patterson realiza duas defesas de cinturão bem-sucedidas, contra Ingemar Johansson novamente (finalizando a trilogia) e Tom McNeeley.

Patterson vê seu reinado chegar ao fim em setembro de 1962. É nocauteado por Sonny Liston com 2 minutos e 4 segundos do primeiro round. Um mês antes, a NBA muda seu nome para World Boxing Association (WBA), nome que permanece até hoje.

Como campeão Liston realiza uma defesa de cinturão bem-sucedida, em julho de 63, concedendo a revanche para Patterson. O resultado da luta foi o mesmo da primeira, com a diferença de que a luta durou 6 segundos a mais. Em fevereiro desse mesmo ano, foi criada a WBC, que reconhece Liston como campeão mundial.

Em fevereiro de 1964, Liston é derrotado por um jovem Cassius Clay. Logo após se tornar campeão Clay muda seu nome para Muhammad Ali.

Como campeão, Ali realiza 9 defesas de cinturão bem-sucedidas. E aqui devemos informar que logo após a conquista do cinturão, a WBA despojou Ali de seu título devido à sua filiação a uma seita islâmica conhecida como Nacão do Islã. Nesse mesmo período, Ali também se recusa a se alistar nas forças armadas, que recruta jovens para a Guerra do Vietnã. Ali continuaria como campeão da WBC.

Com o título da WBA vago, houve uma disputa entre Ernie Terrell (boxeador que também havia derrotado muitos boxeadores que Ali também derrotou) e Eddie Machen.

Terrell vence a luta por pontos em março de 1965. Como o mais novo campeão ele defende seu cinturão por duas vezes: contra George Chuvalo e Doug Jones.

Apesar de ser o campeão, Terrell estava à sombra de Muhammad Ali, pois tanto a imprensa como o grande público consideravam Ali o legítimo campeão, pois perdera seu cinturão devido a uma decisão política da WBA.

Então, em fevereiro de 1967, Ali e Terrell se enfentaram visando a unificação dos títulos. Vitória de Ali por decisão unânime após 15 rounds.

O reinado de Ali ao todos durou de fevereiro de 1964 até março de 1967, quando ele destituídos de seus dois cinturões, devido à sua recusa em se alistar nas forças armadas. Ali só retornaria desse exílio no final do ano de 1970.

Em agosto de 1967 a WBA organizou um torneio de oito homens que contou com a maioria dos principais concorrentes dos pesos pesados. Joe Frazier, classificado em segundo lugar pela WBA, optou por não participar do torneio. Em vez disso, Frazier lutou pelo título ​​da Comissão Atlética do Estado de Nova York, vencendo com um nocaute na décima primeira rodada do Buster Mathis .

Na final desse torneio, Ellis e Jerry Quarry se enfrentaram em abril de 1968. Vitória de Ellis por pontos.

Como campeão, Ellis defende seu título contra Floyd Patterson em setembro de 1968. Apesar de Floyd ter sido claramente superior, a vitória foi dada à Ellis.

Ellis só colocaria seu cinturão em jogo em fevereiro de 1970, contra Joe Frazier, numa luta que valeria a unificação dos títulos WBA e WBC. A WBC estava com o cinturão vago desde a saída de Ali em 1967.

Frazier não tomou conhecimento de Ellis, e o nocauteou no quarto round, unificando os cinturões e inaugurando a década de 70 como o mais novo campeão.

Gostou? Compartilhe com os amigos!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

ROUNDS INSANOS recentes

Livros disponíveis na Amazon

kindle_unlimited_logo
Rolar para cima

Utilizamos cookies para lhe assegurar uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar, você declara aceitar a Política de Privacidade e os Termos de Uso.