900full-oliver-mccall

OLIVER MCCALL

1965 –
1965 –
Oliver viveu o sonho de ser um campeão numa das épocas mais gloriosas dos pesados. Mas problemas pessoais comprometeram sua carreira.

Categoria de Peso

Títulos mais importantes

WBC
Antonio Carlos Novais
Por Antonio Carlos Novais
Antonio Carlos Novais
Por Antonio Carlos Novais

PERFIL

Oliver nasceu em Chicago. Teve uma carreira amadora em que se sagrou campeão do Chicago Golden Glover por duas vezes.

Inicia sua carreira profissional em 1985. Ao mesmo tempo foi sparring de pesos pesados famosos, entre eles Mike Tyson. Inclusive há ótimos vídeos disponíveis no YouTube mostrando sessões de sparring de Oliver auxiliando Tyson na sua preparação para as lutas.

Um fato curioso sobre a trajetória de McCall, é que ele sofre sua primeira derrota logo em sua segunda luta profissional. Essa inconstância seria uma tônica de sua carreira. Após 16 lutas, enfrenta seu primeiro oponente de renome, James Buster Douglas, e perde por pontos por decisão unânime. Em 1991, enfrenta Bruce Seldon, outro futuro campeão mundial, e vence por nocaute no nono round, num combate muito bem disputado. Prossegue com mais três vitórias consecutivas, incluindo aí um triunfo sobre o duro Jesse Ferguson, o que lhe credencia a disputar o título da NABF contra Tony Tucker (outro ex-campeão mundial). Perde por pontos numa decisão dividida.  

Depois disso, emplaca uma sequência de 5 vitórias consecutivas, o que lhe dá o direito de disputar o cinturão da WBC contra o até invicto britânico Lennox Lewis. A luta ocorreu na casa de Lewis, no estádio de Wembley. Apontado como azarão, Oliver surpreendeu a todos ao conseguir derrubar Lewis no segundo assalto e se torna campeão mundial em setembro de 1994.

Realiza sua primeira defesa de cinturão contra o veteraníssimo ex-campeão Larry Holmes, e num combate bem disputado, vence por decisão unânime.

McCall e Holmes travaram um belíssimo combate.

Sua segunda defesa de título foi contra o também britânico Frank Bruno, em 1995, e mais uma vez Oliver luta na casa do adversário, na mesma Wembley. Bruno começa o combate melhor, encaixando potentes golpes, e logo no segundo round Oliver apresenta um inchaço abaixo do olho esquerdo. McCall consegue equilibrar a luta a partir da metade, mas Bruno foi dominante na maioria dos rounds. Vitória de Bruno por decisão unânime. McCall ganhou seu título na Inglaterra e também o perdeu lá, para boxeadores britânicos.

Mais duas vitórias o credenciam novamente a disputar o título da WBC, novamente contra Lennox Lewis. Esse combate ficou marcado como um dos eventos mais bizarros do Boxe. No final do terceiro round, Oliver se recusa a ir para o seu corner, e fica perambulando pelo ringue, no quarto assalto ele não luta, se limita a andar pelo ringue, dá as costas para Lewis em diversos momentos, o que deixa todos atônitos. No intervalo para o quinto round, ele vai até o seu corner e começa a chorar copiosamente. E no quinto assalto, mantém sua postura de não lutar, obrigando o árbitro Mills Lane a encerrar o combate. É importante frisar que Oliver apresentava muitos problemas com uso de drogas, e um certo tempo depois chegou a ser internado numa clínica psiquiátrica. Também chegou a ser preso algumas vezes por posse e até tráfico de entorpecentes.

O comportamento de McCall em sua segunda luta contra Lewis foi surreal.

Ainda assim, seguiu lutando, tendo uma trajetória longeva. Realizou 74 lutas, e até conquistou alguns cinturões de organizações menores. Mas após esse bizarro incidente na luta com Lewis, somado a todos os seus problemas pessoais, sua carreira nunca mais teve grande destaque pela mídia.

ANÁLISE TÉCNICA

JAB DE DIREITA

Oliver fazia uso de maneira constante do jab e também do duplo jab. Sua luta era baseada na média e curta distância.

 

 

CURTA DISTÂNCIA

Uma vez perto de seu adversário, era quase certeza que McCall iria acertá-lo com um potente gancho de direita na linha de cintura.

COMBINAÇÕES

McCall fazia uso de algumas combinações como:

Jab de esquerda, seguido de cruzados de direita e esquerda.

Jab com cruzado de direita.

Duplo jab mais cruzados de direita e esquerda.

 

 

Gostou? Compartilhe com os amigos!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Livros disponíveis na Amazon

kindle_unlimited_logo
Rolar para cima

Utilizamos cookies para lhe assegurar uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar, você declara aceitar a Política de Privacidade e os Termos de Uso.