Documentário

RESENHA DO DOCUMENTÁRIO: QUANDO ÉRAMOS REIS

Autor / Diretor / Produtor: Leon Gast
Ano de Lançamento: 1996
O premiado documentário mostra com imagens da época todo o frenesi causado pelo encontro de duas lendas no ringue.

NOTA

9,0
Antonio Carlos Novais
Por Antonio Carlos Novais

NOTA

9,0
Antonio Carlos Novais
Por Antonio Carlos Novais

Documentários sobre boxe sempre são bem-vindos. Quando é um que trata sobre uma das mais icônicas e maiores lutas da história do esporte então, nem se fala.

Quando Éramos Reis, documentário lançado em 1996 e dirigido por Leon Gast, (vencedor do Oscar de melhor documentário de 1997) mostra os bastidores da famosa luta entre Muhammad Ali e George Foreman, realizado no Zaire em 1974, que ficou conhecida como  The Rumble in the Jungle.

O documentário segue uma tônica muita parecida com o livro de Norman Mailer, A Luta, lançado um ano após o evento, em 1975. Inclusive, Mailer participa ativamente da película, dando sua visão sobre tudo o que envolvia a luta e também comentando sobre momentos específicos do combate. Se você já leu o livro e ainda não assistiu ao documentário, irá sentir que ambos se complementam muito bem. O foco é em Muhammad Ali, mostrando muitos trechos de suas famosas entrevistas, dizendo que iria massacrar George. Aliás, é muito bom poder ver Ali falando, tinha uma velocidade na sua fala comparável a de seus pés e punhos. Como transbordava carisma esse pugilista que transcendeu o boxe e o esporte.

A trilha sonora também é um show à parte: o melhor do soul music e do funk, com James Brown e B.B. King, que foram parte do espetáculo que envolveu a luta, que foi vendida como uma grande homenagem à Africa.

Obviamente que George Foreman também é mostrado no documentário, mas como disse acima, assim como no livro, George é mostrado como uma figura antipática ao povo do Zaire, o que acaba descambando para uma representação maniqueísta do combate. O que não deixar de ser normal, dada a maneira como Ali, considerado o azarão vence esse combate.

De qualquer forma, é emocionante poder ver os bastidores dessa luta que será lembrada como uma das maiores da história.

Gostou? Compartilhe com os amigos!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Rolar para cima

Utilizamos cookies para lhe assegurar uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar, você declara aceitar a Política de Privacidade e os Termos de Uso.