Livro

RESENHA DO LIVRO A LUTA

Autor / Diretor / Produtor: Norman Mailer
Ano de Lançamento: 1975
Norman Mailer relata sua experiência nos bastidores daquela que é uma das maiores lutas da história do boxe.

NOTA

7,5
Antonio Carlos Novais
Por Antonio Carlos Novais

NOTA

7,5
Antonio Carlos Novais
Por Antonio Carlos Novais

É difícil dizer em que momento da carreira Ali deixou de ser um magnífico boxeador para se tornar uma lenda, transcendendo o esporte. Mas com certeza, sua luta contra George Foreman foi um dos episódios mais memoráveis de sua trajetória. Apontado como azarão, mais velho e considerado por muitos já acabado para o boxe, Ali mostrou toda sua genialidade ao se reinventar e impor ao Big George sua única derrota por nocaute.

O livro A Luta, nos mostra o ponto de vista de Norman Mailer, premiado escritor e jornalista, amante da Nobre Arte, sobre os bastidores dessa luta. Norman tinha muito mais proximidade com Ali e seu staff, e uma vez que o Greatest saiu vencedor dessa peleja, o livro pode ser encarado como a “versão dos vencedores”, ou ainda, como o “bem” venceu o “mal” se preferir. O combate se realizou no Zaire (atual República Democrática do Congo), fruto das negociações de Don King, que convenceu o Chefe de Estado da nação africana a patrocinar o combate.

Uma das partes mais interessantes do livro é a descrição de Mailer sobre as sessões de treinamento que eram abertas à imprensa. Com Ali e sua trupe, o habitual comportamento de sempre: Ali falastrão, fazendo seu talk trashing e se autopromovendo. Já Foreman sempre sisudo, com a cara amarrada e não muito disposto a falar com os repórteres, o que reforça ainda mais a ideia de uma luta maniqueísta.

A maneira como Mailer retrata os demais envolvidos na preparação da luta também é interessante, vale a pena citar, por exemplo, como Don King se comportava nos eventos sociais, as falas de Bundini, fiel escudeiro de Ali e também Archie Moore, ex-lutador que atuava como técnico de Foreman.

Um livro que todo fã de boxe deve ter em sua biblioteca.

Gostou? Compartilhe com os amigos!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Rolar para cima

Utilizamos cookies para lhe assegurar uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar, você declara aceitar a Política de Privacidade e os Termos de Uso.