HQ

RESENHA HQ NACIONAL: ÚLTIMO ASSALTO

Ano de Lançamento: 2019
Uma HQ nacional. Um drama policial que tem o boxe como pano de fundo. Venha conhecer mais sobre os desafios enfrentados pelo protagonista Kevin.

NOTA

8,0
Antonio Carlos Novais
Por Antonio Carlos Novais

NOTA

8,0
Antonio Carlos Novais
Por Antonio Carlos Novais

Cresci lendo histórias em quadrinhos. Comecei com as histórias da Disney e da Turma da Mônica, e conforme fui ficando mais velho acabei me apaixonando pelo maravilhoso universo de heróis da Marvel e DC Comics. Companheiros em várias etapas de minha vida, aqueles heróis me proporcionaram muitas horas de bom entretenimento, cultura e diversão.

Infelizmente, por uma série de fatores, só fui ter contato com as HQS nacionais (sem ser Turma da Mônica) já na fase adulta.  De qualquer forma, procuro sempre prestigiar autores e ilustradores nacionais. Posso dizer que já li muita coisa boa produzida em nosso território. E na postagem de hoje tenho a oportunidade de poder resenhar uma HQ nacional, “Último Assalto”, um drama policial que tem a prática do boxe como pano de fundo.

Então, vamos lá.

Com roteiro de Daniel Esteves e desenhos de Alex Rodrigues, a história mostra a vida do protagonista Kevin que enfrenta adversários duríssimos em sua jornada: a pobreza, o fardo de cuidar de um tio demente, a dificuldade de se inserir na sociedade após cumprir pena por um crime do passado enquanto procura através do boxe uma válvula de escape para toda essa triste realidade que o cerca.

Ambientada em São Paulo, a HQ nos apresenta um subúrbio próximo da realidade, tendo na academia de boxe que funciona embaixo de um viaduto o maior símbolo disso. Ali, com a ajuda do treinador Tony (rabugento, mas de bom coração, lembrando um pouco o saudoso Mickey Goldmill da franquia Rocky) Kevin encontra a motivação para buscar um futuro melhor se preparando para um torneio de boxe. Mas os fantasmas de seu passado de crime ainda o acompanham e pior: eles podem ser a sua única opção para obter a glória dentro dos ringues.

O roteiro de Daniel Esteves é bem agradável, nos ajudando a entender o passado de Kevin por meio de flashbacks que ocorrem nos momentos das lutas, e o traço de Alex Rodrigues também é bem competente, passando aquela sensação de movimentação nas cenas de luta. Uma HQ bem competente, que comprova mais uma vez que aqui no Brasil também se produz obras de qualidade.

A HQ pode ser encontrada em lojas especializadas de quadrinhos ou pelo site da Zapata: http://zapataedicoes.com.br/2019/03/06/ultimo-assalto/

Sinopse e Ficha Técnica:

ULTIMO ASSALTO

HQ conta história de jovem da periferia que sonha em ser lutador de boxe

O drama policial Último Assalto é o novo quadrinho de Daniel Esteves (roteiro) e Alex Rodrigues (desenhos). Ao longo de 160 páginas em preto e branco, a HQ selecionada pelo ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, conta a intensa história de um jovem tentando recolocar sua vida nos trilhos através do esporte.
Kevin é morador de uma periferia de São Paulo e sonha em ser um grande lutador de boxe. Buscando superar um crime do passado, ele volta a treinar em uma academia popular após dois anos afastado. Porém, uma sequência de eventos revelará que alguns dos seus maiores desafios talvez não estejam nos ringues.
Inspirado por filmes de boxe, como o clássico Rocky e documentários sobre lutadores famosos da nobre arte, o roteirista Daniel Esteves criou uma trama que aborda o esporte, assim como outras questões sociais relevantes. “Entre muitos temas, personagens e gêneros a explorar, havia um interesse latente em criar uma história sobre boxe. Outro mote veio quando conheci o trabalho de academias populares, que são espaços que pensam a prática do esporte de forma mais democrática e inclusiva. Isso levou a trama para uma ambientação em São Paulo, algo já frequente em minhas histórias”, conta o roteirista.
“O esporte é um pano de fundo para vermos a vida do protagonista, e seus desafios para superar uma série de obstáculos que são intensificados pela cor da pele e seu lugar de origem”, conclui Daniel Esteves. Último Assalto irá emocionar o leitor com a história de Kevin e as mais diferentes lutas que o protagonista enfrenta durante sua jornada.

Roteiro e Edição: Daniel Esteves
Arte e Capa: Alex Rodrigues
Formato: 20 x 28 cm, P&B, capa colorida
ISBN: 978-85-906876-2-7
Páginas: 160
Preço: R$ 35,00
Data da edição: fevereiro de 2019

Gostou? Compartilhe com os amigos!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Rolar para cima

Utilizamos cookies para lhe assegurar uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar, você declara aceitar a Política de Privacidade e os Termos de Uso.